Representantes do Ministério do Esporte, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Fazenda de Apoio ao Menor de Feira de Santana (Famfs) firmam convênio do Programa Segundo Tempo, neste sábado (1º), em Feira de Santana. Atualmente são atendidas 50 mil crianças e adolescentes nos 200 núcleos do Segundo Tempo, que funcionam através da parceria Ministério do Esporte/Famfs. Com a renovação, serão criados outros 50 núcleos e atendidos mais 10 mil jovens, ampliando para 60 mil o número de beneficiados.

Segundo o coordenador de Esportes da Setre, Weslen Moreira, 220 mil crianças e adolescentes participam do Programa na Bahia, o que representa 22% dos jovens atendidos pelo Segundo Tempo em todo o Brasil. A Bahia é o Estado com maior número de beneficiados.

“O programa tem uma concepção do esporte como uma ferramenta de cidadania. A grande preocupação é rediscutir o programa e trabalhar junto com atividades na área de educação”, diz Weslen Moreira, que pontuou a preocupação em qualificar o trabalho desenvolvido. A Jornada Pedagógica, de acordo com ele, é uma das ferramentas para essa qualificação.

Idealizado pelo Ministério do Esporte, o Programa Segundo Tempo tem como objetivo democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer, por meio de atividades realizadas fora do horário escolar. Inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde, desenvolvimento intelectual e humano, assegurando o exercício da cidadania, são a finalidade do programa. O público-alvo são crianças, adolescentes e jovens das áreas de risco social.