O boletim agrometeorológico semanal para o Estado da Bahia foi divulgado hoje (30) pelo Setor de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), indicando um leve aumento da disponibilidade de água no solo em todo o estado, reduzindo o número de focos de incêndio.

O boletim fornece informações meteorológicas e agrometeorológicas para a Bahia como temperatura, umidade, capacidade de armazenamento de água no solo que são importantes para subsidiar as decisões e ações estratégicas dos agricultores, empresários e dos governos estadual e municipal.

De acordo com o prognóstico, até o próximo domingo (3), as condições atmosféricas para o estado mostram-se com a tendência de um leve aumento na quantidade de chuva (totais pluviométricos) em quase toda a Bahia. Apenas nas regiões do São Francisco e extremo das regiões Norte e Nordeste o solo deverá ficar totalmente seco.

Nas demais regiões, são previstas chuvas devido à grande disponibilidade de ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico e à passagem de frentes frias. A faixa Leste e a região Nordeste do Estado ficam sobre influência de ventos úmidos e distúrbios de leste.

O prognóstico para as regionais de Bom Jesus da Lapa, Caetité, Irecê, Itabuna, Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquistas e Feira de Santana é a que a redução da massa de ar quente e seca deve favorecer o avanço de frentes sobre essa região e redução das temperaturas. Pancadas de chuvas podem ser observadas intercalando-se com sol claro.

Em Barreiras, Santa Maria da Vitória, Jacobina e Juazeiro, mesmo com a redução da massa de ar quente, as chuvas ainda serão baixas, mesmo com o avanço de frentes frias e redução das temperaturas. Pancadas de chuvas podem ser observadas intercalando-se com sol claro. Assim como nas demais regiões do estado, comparando com a semana anterior, deverá ocorrer um leve aumento da disponibilidade hídrica no solo, reduzindo o número de focos de incêndio. O Boletim completo pode ser visto no site www.srh.ba.gov.br.