Gerentes e subgerentes de 19 gerências regionais da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) participaram, ontem e hoje (13), no centro de treinamento da instituição, em Itapuã, de um encontro onde foram apresentadas as diretrizes, projetos e estratégias da empresa para os próximos quatro anos.

O evento contou com a presença do secretário da Agricultura, Geraldo Simões, que destacou o esforço e a determinação do Governo do Estado em melhorar as condições de vida dos agricultores. “Nós temos a maior agricultura familiar do Brasil, com 628 mil famílias, e apesar das dificuldades que enfrentamos, seja nas áreas de produção ou na falta de crédito, a Secretaria da Agricultura e a EBDA, juntas, têm o desafio de conseguir qualificar essas famílias, através da orientação técnica, pesquisa e da comercialização da produção”, disse.

O  presidente da EBDA, Emerson Leal, por sua vez, abordou a origem da empresa, que já se desenvolve há 44 anos, e destacou a capacidade de superação dos seus funcionários. “Com o esforço do governo  e de todos os gerentes, subgerentes e técnicos na elaboração das propostas para reestruturação da empresa, vamos poder contribuir para a promoção do desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar, viabilizando a melhoria da qualidade de vida dos agricultores”.

Ele chamou a atenção para as principais metas da empresa: “Prestar assistência técnica e extensão rural  qualificada a 110.500 agricultores familiares e viabilizar a injeção de R$ 310 milhões de crédito na economia de todos os municípios baianos”.

Na reunião, os gerentes conheceram ainda a proposta preliminar do Plano Plurianual 2008/2011 da EBDA, elaborado a partir das 14 diretrizes estratégicas expostas pelo Governo do Estado. As propostas para os programas e projetos da empresa estão inseridas nas seguintes diretrizes: Dinamizar a Agricultura Familiar e a Agroindústria e Preservar e Recuperar o Meio Ambiente e sua Sustentabilidade.

Renovação

De acordo com o técnico em desenvolvimento rural, Abdon Jordão, a empresa propõe, na diretriz Promover a Gestão Pública com Democracia e Participação, a execução do programa Modernização da Gestão da EBDA. “Nesse programa está incluída uma renovação do quadro de funcionários através de concursos públicos, a implementação do planejamento estratégico, além da manutenção e ampliação das estruturas físicas da empresa”, afirmou.

O evento também contou com a presença do superintendente da Agricultura Familiar da EBDA, Ailton Florêncio, que destacou as ações e programas da superintendência. “Como o Uniater, que propõe universalizar a assistência técnica e a extensão rural, beneficiando diretamente os agricultores familiares”.

Também foram destacados no encontro a política nacional de assistência técnica e extensão rural , o papel da pesquisa, o papel das estações experimentais, o território como referência de planejamento, além dos principais programas e projetos da empresa.