Filmes com temática relacionada à degradação do planeta, com sérias conseqüências para a humanidade, continuam em pauta na Sala Walter da Silveira, através do projeto Quartas Baianas, da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas) em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV). Hoje (20), às 20h, o público poderá assistir, gratuitamente, os filmes Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia, de Roberto Pires, Césio 137, O Brilho da Morte, de autoria de Luis Eduardo Jorge, e a animação Zoovirus, criada por Fausto Junior.

A ficção de Pires recupera o episódio ocorrido em 1987, quando quatro pessoas morreram e 49 foram contaminadas por radiação, depois que dois catadores de papel e um dono de ferro velho manipularam uma cápsula de Césio 137, usada no tratamento de pacientes com câncer.

O documentário de Jorge reflete sobre as conseqüências danosas geradas durante os 15 anos posteriores ao acidente. Além dos danos irreversíveis à vida e ao meio ambiente, retrata também a discriminação às vítimas diretamente afetadas.