Socialização, integração, saúde e entretenimento. Esta é a proposta do Hospital Juliano Moreira para a realização da terceira edição do projeto Caminhada da Primavera, que acontece na próxima quinta-feira (20), a partir das 8h30. A caminhada, iniciativa do corpo clínico da unidade responsável pelas atividades de Educação Física e Lazer, este ano percorrerá a área do Parque Metropolitano de Pituaçu,
O evento reunirá em torno de 120 usuários da unidade acompanhados da equipe técnica e familiares, para comemorar a chegada da primavera. As edições anteriores do projeto ocorreram no Dique do Tororó e no Parque de Cidade.
A iniciativa é parte das diretrizes das diretorias geral e clínica do Juliano Moreira, de promover a reintegração sócio-cultural e a restauração dos direitos dos pacientes como cidadãos.
“Através desta atividade, propõe-se à sociedade o conhecimento e a desmistificação da doença mental e o conseqüente rompimento com o preconceito em torno destas patologias, além da melhoria na qualidade de vida e humanização destes usuários”, explica o psiquiatra André Furtado, diretor do hospital.
Para os usuários, a oportunidade de deslocar-se do dia-a-dia hospitalar, seja ele na esfera de internação, ambulatorial ou mesmo de hospital/dia, traz benefícios a médios e longos prazos, capazes de levá-los à procura de sua auto-estima e do retorno ao total convívio social.
A infra-estrutura necessária para realização da caminhada foi planejada pela equipe de Comunicação e Educação Física do Juliano Moreira, com o apoio de setores administrativos, como Nutrição e Segurança, têm tornado possível a realização do evento.