As inscrições gratuitas para “Oficina de Treinamento de Equipes Administrativas e de Apoio dos Museus” promovida pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, terminam amanhã (18), às 9h. O evento conta com patrocínio do Ministério da Cultura (Minc), por meio do Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).
As aulas começam também amanhã e vão até sexta-feira (21), das 9 às 12 h e das 14 às 17 h, no auditório Conexão Ipac, localizado na Praça das Artes, com acesso pela Rua Gregório de Mattos, no Pelourinho, e pela Avenida J.J. Seabra, na Baixa dos Sapateiros.
Destinada apenas para equipes de museus estaduais, a oficina tem apenas 40 vagas, mas cada participante poderá ser um multiplicador no museu em que trabalha. “A idéia é inscrever um representante por cada museu, de modo a possibilitar participação de todas as unidades que poderão multiplicar o treinamento entre outros funcionários”, explica a diretora da Dimus/IPAC, Ana Liberato.
A oficina será desenvolvida em três módulos interdependentes e complementaras. Cada módulo terá duração de aproximadamente sete horas. A facilitadora é a museóloga Rita de Cássia Oliveira Valle, especialista em Psicologia da Educação e Arte-Educação.
Segundo Ana Liberato, o principal objetivo é difundir e democratizar informações para as equipes que apóiam os trabalhos de museus. “A oficina abordará ações educativas que visam à organização de conceitos da gestão de pessoas, conhecimentos e avaliação de desempenho, com o enfoque no reconhecimento e valorização”, diz a diretora da Dimus/IPAC.
Sensibilização dos profissionais, valorização das características locais, identificação da cultura, identidade, memória e patrimônio cultural são outros temas a serem abordados. Inscrições e outras informações podem ser disponibilizadas na Diretoria de Museus do IPAC, na Rua Inácio Aciolly, nº6, Pelourinho, ou pelo telefone 3117-6444.