A Secretaria da Saúde do Estado, através do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred), realiza amanhã (21), de 9 às 17h, a VII Feira de Saúde, marcando a passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento acontece pelo sétimo ano consecutivo na área externa do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), próximo ao Iguatemi
O principal objetivo da feira é compartilhar a data com os demais segmentos da sociedade e ressaltar a importância do convívio com a diversidade e com as diferenças.
A diretora do Cepred, Normélia Quinto, revela que a feira já é parte do calendário da unidade, trazendo sempre resultados positivos, como um momento de consagração de uma reabilitação inclusiva.
Este ano, a Feira de Saúde do Cepred será aberta com apresentação do Projeto Poética das Diferenças, da Escola de Dança da Ufba. Haverá também relatos da história de vida de usuários do centro, distribuição de sopa do Nossa Sopa, das Voluntárias Sociais, apresentação da bandas de música, grupos musicais, grupos de teatro, roda de capoeira e teatro.
Atividades de Educação em Saúde (higiene bucal, controle de pressão arterial), massagem terapêutica, oficinas terapêuticas (de artesanato, de reciclagem para confecção de bijuterias, flores, bonecos e caixas decorativas) e salão de beleza também integram a programação da Feira, além de uma exposição de trabalhos de usuários do Cepred e de outras instituições que atuam na assistência a pessoas portadoras de deficiências.
O evento é também uma oportunidade de mostrar os serviços prestados diariamente pelo Cepred, unidade pioneira na assistência, reabilitação e reinserção social de pessoas portadoras de deficiências diversas pelo SUS. O centro atende nas especialidades de ortopedia, oftamologia, proctologia, neurologia, fisiatria, otorrinolaringologia, odontologia, genética, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, nutrição e enfermagem.