A cidade de Lençóis, porta de entrada da Chapada Diamantina, viverá o seu maior momento turístico e econômico com a realização do Festival de Lençóis, de 24 a 28 de outubro. A cidade, que tem forte tradição histórica, cultural e artística, receberá cerca de 24 mil turistas.
O evento, que mudou de nome – não é mais Festival de Inverno – e agora acontece em outubro, e não em setembro, conserva a fórmula da boa música, arte e natureza agregadas. Realizado pela Icontent, empresa de eventos da Rede Bahia, o Festival de Lençóis tem o patrocínio da Secretaria de Turismo e da Bahiatursa e agora também da Petrobras.
O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, se reuniram esta semana com a diretoria da Rede Bahia, representantes da Petrobras e do trade turístico, e com o prefeito de Lençóis, Luís Sena, para definir as ações do evento.
Para Leonelli, o Festival de Lençóis é uma das prioridades do governo da Bahia, que aposta na interiorização como forma de promover o desenvolvimento do setor turístico. O diretor da Icontent, Amaury Pekelman, afirmou que, diante da mudança de data, ainda precisa confirmar a grade de atrações, que será divulgada brevemente.

Teatro, ecologia e música

A topografia da cidade e a exuberância da região se harmonizam com a proposta, que atrai gente de todo o Brasil para Lençóis. A programação contará com shows na praça principal da cidade, com artistas locais e manifestações culturais da região, além de passeios e trilhas que têm como pano de fundo a natureza.
Complementando a programação do festival, será oferecida aos visitantes a opção de participar de oficinas culturais, cursos de dança, fotografia, cinema e artesanato regional, além de peças de teatro e painéis para discussão de temas como o desenvolvimento sustentável da Chapada Diamantina, ministrados por profissionais da região e de Salvador.