Construído no século XVII, o Forte São Marcelo só ontem ganhou iluminação elétrica. Com cabos subaquáticos e subterrâneos de 1,3 quilômetros, a cidade hoje fornece a energia para o monumento, que foi aberto à visitação pública, em março do ano passado, após obras de recuperação feitas pela prefeitura. Agora, graças à parceria com o governo do estado, foi possível desativar os geradores a diesel, que ocasionavam problemas ambientais, com riscos de contaminação do solo, além de poluições do ar e sonora.
“Fico sem entender o porque de uma obra tão simples nunca ter sido feita antes, mas o que interessa é que o forte agora não só conta a história, como, também, é um farol para o futuro”, declarou o governador Jaques Wagner, que ao lado do prefeito João Henrique Carneiro, inaugurou, hoje (20), a eletrificação e a iluminação cênica do forte. Wagner destacou a importância para a história, o meio ambiente e turismo, “que é um dos vetores mais importantes de desenvolvimento econômico e de inclusão social da capital”.
A Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (Seinfra) realizou as obras que permitiram o fornecimento da energia elétrica, num investimento de R$ 754 mil. A iluminação cênica ficou a cargo da prefeitura que gastou R$ 280 mil na instalação.
Para o prefeito João Henrique, além de incentivar o turismo, a iluminação elétrica do forte também vai ajudar a resgatar a importância histórica do forte. “O turismo é força motriz natural da nossa cidade e somente um povo que tem passado pode ter futuro”. A inauguração foi marcada com apresentação do ator Gerson Guimarães, que contou a história em versos e melodia a história do forte em versos e melodia. Atores com trajes de época, recepcionaram os convidados.
O Forte São Marcelo abriga hoje três museus, além de espaço para eventos, restaurante e um auditório. Os museus do Forte, Memória do Mar e Memórias da Cidade mantêm um acervo fixo de fotos, objetos e documentos que preservam a história de Salvador. São 14 salas, no total, também abertas para exposições temporárias, consolidando um novo espaço agora valorizado com a energia elétrica.