Conscientizar. Esta foi a palavra de ordem, hoje (21), Dia da Árvore, para quem esteve no Parque Metropolitano de Pituaçu. Escolas públicas e particulares, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), desenvolveram um projeto para o plantio de árvores como ipê, angico, aroeira, pau-brasil, pau-ferro, cocoba, dentre outras que compõem a Mata Atlântica.
Para o coordenador do Parque de Pituaçu, Marcel Moraes, envolver a comunidade é um dos principais objetivos dessa atividade. “O que queremos é conscientizar toda a população baiana sobre a preservação do meio ambiente e a presença de escolas e da comunidade é muito importante”, disse.
Alunos do Colégio Patamares, fantasiados com máscaras e roupas floridas, chamaram atenção dos que passavam pelo parque. Eles seguravam cartazes que motivavam a preservação e participaram do plantio. “A vinda das crianças a esse local desenvolve o senso crítico delas. A partir de agora, já vão crescer com a idéia que a preservação do meio ambiente é vital”, afirmou a professora Cristiane Santana.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, também participou do evento, “por acreditar que o envolvimento das crianças, desde o primeiro momento de formação, é fundamental para a integração e o desenvolvimento de uma nova consciência biológica”.
Segundo Matos, é um início fantástico. “Quando a gente fala em meio ambiente, existe um componente na área que é fundamental: o compromisso de gerações. Existe a perspectiva que pensar no meio ambiente é pensar no futuro”, explicou.

‘Esperança’

No evento do Parque de Pituaçu, a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) lançou o projeto Plante seu Futuro. A iniciativa foi do Recicla CAB, um programa de coleta seletiva de lixo desenvolvido há oito anos e que visa reaproveitar o material reciclável gerado no Centro Administrativo da Bahia ao longo das atividades dos servidores, recolhendo esse material separado para doar às cooperativas.
“O Plante seu Futuro é filho caçula do Recicla CAB. A partir de hoje, fica estabelecido que a cada 10 toneladas do material recolhido uma árvore será plantada aqui”, disse a coordenadora do programa, Vanuza Reis.
A primeira árvore foi plantada por Beatriz Reis, oito anos, filha da coordenadora, que nomeou a muda de pau-brasil de Esperança. O CAB produz cerca de 20 toneladas de material reciclável por mês, o que resulta agora em duas árvores plantadas mensalmente.
As próximas mudas serão adotadas por servidores que mandarem um e-mail para ccab@sucab.ba.gov.br. Mais informações, (71) 3115-3790/3799.