Fortalecimento das organizações que atuam na área de defesa civil e ações de prevenção aos desastres. Estes foram os principais assuntos discutidos no II Encontro de Coordenadores Estaduais de Defesa Civil encerrado hoje (21) de manhã, em Salvador.
O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), com apoio do Governo do Estado, reuniu representantes de todos os estados brasileiros para um debate sobre a atuação das organizações de defesa civil na prevenção e resposta às situações de emergência.
“Encontros como este apontam a necessidade de grandes mudanças, afinal, contamos com a presença de pessoas preparadas e experientes nesta área. Toda essa discussão visa aprimorar e dar celeridade no atendimento às demandas”, afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, quarta-feira (19) na abertura do evento.
Ele elogiou a atuação da Defesa Civil baiana, atribuindo o “bom desempenho” à soma de esforços e integração entre os órgãos de governo. “A Bahia já começa a despontar como um estado que está cumprindo bem o seu papel”, salientou.
O coordenador estadual de Defesa Civil, Antônio Rodrigues, acredita que os investimentos na prevenção são fundamentais para o êxito. “A defesa civil é uma das prioridades do Estado. Estamos implementando ações preventivas através da capacitação de agentes e fortalecimento dos órgãos municipais que atuam na área”, disse. O coordenador informou que somente este ano já foram capacitados mais de 200 técnicos da área e reestruturadas 82 coordenações municipais de Defesa Civil (Comdecs).
Dentre as medidas preventivas também estão a sistematização de dados, o disciplinamento da fabricação de fogos de artifício, participação no planejamento de festas populares, estruturação de brigadas de incêndio, instalação de cisternas no semi-árido, elaboração de planos de contingência de barragens e a realização de campanhas educativas junto à população.
Também foram pautas do II Encontro de Coordenadores Estaduais de Defesa Civil os procedimentos para reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública, aspectos institucionais da celebração de convênios e a importância dos Corpos de Bombeiros. Na oportunidade, foi apresentado o Sistema Operativo de Defesa Civil (SODC), lançado semana passada pela Sedec, a ser na Bahia para o gerenciamento das ações nesta área.
Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, o vice-governador Edmundo Pereira e o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Luiz Antônio da Eira.