Os 30 anos de construção e implantação do Complexo da Polícia Técnica da Polícia Civil da Bahia, na Curva Grande do Garcia, foram comemorados hoje (21), com uma cerimônia em homenagem especial ao ex-governador Roberto Figueira Santos, idealizador e responsável pela realização do projeto que iniciou a modernização da Polícia Científica na Bahia. Também foram homenageados, os ex-dirigentes de unidades que compõem o departamento e o ex-secretário da Segurança Pública, coronel Luiz Arthur de Carvalho “pos mortem”.
O ex-governador Roberto Santos agradeceu e lembrou que na sua gestão, na década de 70, havia um vínculo que o aproximava constantemente da SSP. Atribuiu ao coronel Luiz Arthur, o entusiasmo para realizar a obra “por justas razões, um projeto sonhado por ele”, e recordou as antigas e acanhadas instalações do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto, que funcionava no 6º andar do prédio da antiga SSP (atual sede da Polícia Civil), na Praça da Piedade.
“Os exames toxicológicos, por exemplo, não podiam ser feitos na Bahia. O IML funcionava no prédio da Faculdade de Medicina, no Centro Histórico”, afirmou Roberto Santos, citando a atuação da professora Maria Thereza Pacheco que por muitos anos, dirigiu o “Nina Rodrigues”.
Raul Barreto Filho, diretor do DPT, ingressou na Polícia Técnica como acadêmico de Medicina, auxiliando na realização de necropsias. “Hoje, o DPT é uma unidade de referência nacional, institucional e científica, estando entre os melhores do País”, assegurou.
O DPT também homenageou, com placas, outras personalidades, como o ex-diretor e superintendente da Polícia Civil, delegado Antônio Medrado da Alcântara, o ex-diretor do DPT, major José Raimundo, a ex-diretora do IML, Maria Thereza Pacheco, o ex-diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello, delegado Orlando Imbassahy (pos mortem), diretores de unidades, como o perito Roque Cerqueira Pires e Carlos Miranda e Carlos Augusto, estes dois últimos “pos mortem”.
Além do ex-governador Roberto Santos, fizeram parte da mesa, o secretário da Segurança, Paulo Bezerra, o ex-ministro, Waldir Pires, o delegado-chefe da Polícia Civil, João Laranjeira, o diretor do DPT, o representante do Poder Judiciário, juiz Augusto Lima Bispo, e o vereador e perito médico legal Celso Cotrim, representando a Câmara Municipal de Salvador.