Os documentários Batatinha, o Samba Oculto da Bahia, de Pedro Abib, e Sombra da Lua, de Marcelo Rabelo, além do filme de animação Trilha Ecológica, de Fausto Junior, integram a programação da próxima edição do projeto Quartas Baianas, nesta quarta-feira (26), às 20 horas, na Sala Walter da Silveira. A entrada é franca.
O evento é fruto de iniciativa conjunta da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV). O filme de Pedro Abib, embora concentre atenção sobre o famoso sambista baiano Oscar da Penha, o Batatinha, estende seu foco sobre o movimento do samba baiano da chamada velha guarda, mostrando também alguns de seus mais inspirados compositores, lamentavelmente pouco conhecidos do grande público.
A narrativa adota elementos de ficção, através da participação de três atores interpretando universitários que saem em busca de informações sobre Batatinha para cumprir uma tarefa de realizar um documentário sobre o grande mestre. Conta com depoimentos de Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Riachão, Edil Pacheco, Nelson Rufino e outros grandes compositores do samba brasileiro.
Exibido em diversos festivais, inclusive no XII Gramado Cine Vídeo, Sombra da Lua é um documentário poético sobre o saveiro de mesmo nome – última embarcação deste gênero tão peculiar do Recôncavo baiano a resistir ao tempo e continuar a navegar pelo Rio Paraguaçu, no tradicional trajeto entre a cidade de Maragogipe e Salvador, singrando pela Baía de Todos os Santos, com a missão de transportar farinha de mandioca. Já a animação Trilha Ecológica, Fausto Junior proporciona ao cinéfilo um passeio por ondas e paisagens sonoras.