O diretor de recursos hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, abrirá a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), que acontece nesta quarta-feira (26), às 9h, no auditório Paulo Jackson, da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), no Itaigara. Ele fará palestra sobre o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e o funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Em seguida, será lançado o “Cordel da Água”, livro produzido pelo poeta Maviael Melo, em parceria com a SRH e a Petrobahia, com textos que alertam para a importância do cuidado com a água. A idéia é utilizá-lo como instrumento de educação ambiental.
Na, a secretaria executiva apresentará aos membros do Conerh, as propostas de instituição dos novos Comitês de Bacias Hidrográficas do Entorno do Lago do Sobradinho, do Rio Corrente e do Recôncavo Sul. É uma resposta da sociedade à convocação da SRH via edital para a formação de Comitês de Bacias nos rios baianos, onde não existia gestão participativa da sociedade, conforme prevê a Lei das Águas (9.433/97).
Os membros irão aprovar também a nova logomarca definitiva do Conehr e conhecer a proposta da Câmara Técnica Institucional Legal (Ctil/Conerh) para normatização dos processos eleitorais do Conerh e dos Comitês de Bacia, além da proposta de regulamentação dos novos critérios de concessão de outorga (autorização para uso da água).