Quem participar amanhã (26), às 18h30, do Encontro pelas Águas pelos Empresários, promovido pela Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), será brindado com a palestra de um convidado ilustre – o professor e teólogo Leonardo Boff. Conhecido por ter sido submetido a processo pela Sagrada Congregação em Defesa da Fé, ex-Santo Ofício, por causas da teses da sua Teologia da Libertação, Boff fará palestra de abertura sobre o tema Ética, Águas e Atividade Empresarial.
O encontro reunirá empresários no Auditório Paulo Jackson, da SRH, para dialogar sobre a relação da atividade empresarial com as águas do Estado, ouvir sua visão sobre as águas e as principais demandas do setor sobre o tema. O Encontro Pelas Águas dos Empresários integra uma série de reuniões temáticas de sensibilização para o uso sustentável da água, preparatória para a Conferência Estadual de Meio Ambiente.
Os empresários irão construir coletivamente a Carta dos Empresários Pelas Águas. A carta é um documento que será apresentado na Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para acontecer em março de 2008. As propostas discutidas e elaboradas nos nove encontros servirão como diretriz para a elaboração de políticas públicas na Bahia.
Este será o quarto Encontro Pelas Águas, que têm por objetivo promover o diálogo com os diversos segmentos da sociedade por bacia hidrográfica, discutir a relação com a água, os problemas ambientais, a conservação deste recurso natural e ouvir suas principais demandas sobre o tema para construir coletivamente a Carta Pelas Águas.
O primeiro encontro reuniu as comunidades de terreiros de todo o estado, no dia 24 de agosto, em Salvador, e o segundo reuniu os pescadores e marisqueiras da Bahia em Canavieiras, no último sábado (15) e o terceiro acontecerá neste sábado (22), em Ilhéus, com a Juventude. Ainda irão acontecer as reuniões com os povos indígenas, povos do campo, crianças, mulheres e quilombolas, todos os sábados de setembro e outubro, em nove bacias hidrográficas do Estado.
Todos os encontros têm como eixos temáticos: Nós e a Água; Problemas da Água no Lugar em que Vivemos, Nossos Sonhos para a Água e Nós e a Gestão das Águas. O diretor-geral da SRH, Julio Rocha, ressaltou a importância do diálogo. O governo quer ouvir as pessoas para que elas participem da gestão das águas no Estado. A Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) fica na Av. ACM, 357, no Itaigara.