A comunidade do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom) está comemorando o dia de Santa Terezinha, padroeira da unidade, com uma série de atividades, iniciadas no sábado (22), primeiro dia da novena, que este ano tem como tema central Santa Terezinha, Discípula e Missionária do Senhor. O ponto alto da festa acontecerá na próxima segunda-feira (1º), com alvorada às 5 horas e concelebração eucarística, às 9 horas, presidida por dom Gregório e pelos padres Walter, André e Valson.
Às 11 horas, uma procissão percorre a área do Complexo Hospitalar César de Araújo, onde está situado o hospital, e às 15 horas, haverá adoração e benção com o Santíssimo Sacramento. Referência na rede estadual para assistência às doenças pulmonares, o Heom está localizado no bairro do Pau Miúdo.
Todos os anos, para marcar o dia de Santa Terezinha, 1º de outubro, a direção da unidade realiza atividades na capela que leva o nome da santa, anexa ao hospital. A diretora do hospital, Inês Morais Alves de Farias, lembra que durante a semana todos os profissionais foram homenageados e doaram alimentos logo após a missa.
O Octávio Mangabeira é referência para as doenças pulmonares. Fundado em 1941, com o nome de Santa Terezinha, o hospital conta hoje com 250 leitos e realiza 220 internamentos mensais. Presta atendimento ambulatorial especializado e realiza cirurgias torácicas pulmonares, além de ser referência para pacientes portadores de fibrose cística.