Como estabelecer uma aproximação entre biblioteca e comunidades? De que forma a universidade pode contribuir para fomentar a leitura em bairros populares? Para responder a estas e outras importantes questões da relação entre academia e comunidade, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realiza, na quinta (26) e sexta-feira (27), o I Seminário Biblioteca Central e Comunidade do Cabula: Entrelaces na Construção de uma Biblioteca Comunitária.
A iniciativa partiu dos próprios moradores do bairro. Em busca de novas ferramentas de formação e cultura, uma comitiva de representantes das comunidades que compõem o bairro propôs à universidade a parceria. Atenta às demandas sociais, a Uneb resolveu promover o debate sobre modelos de concepção, gestão e políticas de leitura voltadas para a comunidade.
O encontro, que acontece no Auditório Jurandir Oliveira, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, na capital, irá reunir professores e gestores de bibliotecas da Uneb, representantes das associações de moradores do Cabula e ainda representantes de outras bibliotecas comunitárias de Salvador.
Na conferência de abertura, está confirmada a participação do reitor Lourisvaldo Valentim, da pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori, e da diretora do Sistema de Bibliotecas (Sisbib) da Uneb, Maria Socorro Campos. A vice-reitora da universidade, Amélia Maraux, também participa dos debates, compondo a mesa-redonda Leitura e Políticas Públicas: uma Discussão Necessária.
Maraux atualmente é responsável pelo projeto de revitalização do Sisbib, juntamente com a Comissão de Planejamento e Estruturação (CPE). Na programação do seminário, serão abordados aspectos da implantação de um centro cultural e uma biblioteca comunitária em parceria entre a Uneb e a comunidade.
A idéia inicial é que o espaço seja gerido pela própria comunidade, com a elaboração de atividades educativas e culturais e de fomento à leitura. O evento também é aberto à participação de professores e diretores de escolas públicas do bairro, bibliotecários, e estudantes da universidade. As atividades começam sempre às 8h30. Informações pelos telefones (71) 3117-2327/2335 e e-mails vicereitoria@listas.uneb.br e bcentral@listas.uneb.br.