Os médicos Sérgio Graff e Anthony Wong, dois dos mais renomados especialistas da área de toxicologia no país, serão os responsáveis pelas duas últimas aulas do XXVII Curso de Toxicologia Básica que o Centro de Informações Antiveneno (Ciave), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), realiza amanhã e quinta-feira (26 e 27), das 16 às 19h, no Instituto de Biologia da Ufba, no campus de Ondina.
O pediatra e toxicologista Sérgio Graff, diretor da Toxiclin, em São Paulo, falará amanhã sobre as intoxicações por produtos de uso doméstico e plantas tóxicas. Na quinta, o diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo, Anthony Wong, realizará palestra sobre as intoxicações por medicamentos e condutas de urgências nas principais intoxicações exógenas.
Considerado uma das maiores autoridades do país na área da toxicologia, Wong explica que “o mais potente veneno, quando bem manipulado, pode ter aplicações positivas, e que toda substância química, quando manuseada de forma inadequada, pode ser um veneno”. O toxicologista informa também que o veneno mais potente do mundo é a toxina botulínica, mais conhecida como “botox”, produto que vem sendo largamente utilizado na medicina, em estética e no tratamento de seqüelas neurológicas.
O diretor do Ceatox alerta para a importância do atendimento imediato aos pacientes intoxicados, e defende a difusão de conhecimentos sobre o assunto, inclusive nas escolas. “A adoção de procedimentos inadequados, como dar leite ou água a pessoas que ingeriram algum produto tóxico, pode agravar o quadro clínico e até provocar a morte do paciente”, informa Wong. Segundo ele, os medicamentos lideram as estatísticas de envenenamentos, seguidos dos produtos de limpeza e raticidas clandestinos.