A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou hoje (25), através de vídeo-conferência transmitida para diversas cidades do interior do Estado, as datas de visita a 14 municípios baianos que realizarão, até o final do ano, conferências regionais de Meio Ambiente.
Nas visitas, a Comissão Organizadora Estadual (Coe), da Conferência Estadual de Meio Ambiente, pretende envolver prefeituras locais, sociedade civil, ONG’s ambientalistas, setor produtivo e comunidades tradicionais na organização e execução das conferências regionais.
O objetivo das regionais é permitir uma ampla participação social nas discussões de políticas públicas estaduais voltadas ao Meio Ambiente. Os eventos são preparatórios para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para acontecer em março de 2008, sob o tema Aquecimento Global, Território e Sociedade.
De acordo com Eduardo Mattedi, superintendente de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável da Semarh, o tema foi escolhido para reforçar e valorizar as peculiaridades das diferentes regiões baianas. "A idéia é fortalecer a identidade dos diferentes territórios do Estado, reconhecendo suas vocações e levando em consideração o modelo de ocupação e as comunidades locais".
Os municípios das conferências regionais foram escolhidos com base no Mapa dos Territórios de Identidade, selecionados e reconhecidos no Planejamento Territorial elaborado pelo Governo do Estado. A densidade populacional e o número de municípios que cada território agrega também foram adotados como critérios.

Programação de visitas das equipes da Comissão Organizadora Estadual

28.09 Eunápolis e Barreiras