Alertar sobre a ação de golpistas nas ruas tem sido uma das tarefas das duas agentes policiais da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (DEATI), que participa da “Semana da Melhor Idade”, com um estande instalado no 2º piso do Shopping Piedade. Elas também orientam sobre as principais situações caracterizadas como crime contra idosos. O evento é em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, comemorado na quinta-feira (27).
A delegada Márcia Thelma Bitencourt Chaves, titular da DEATI, destaca que uma das preocupações da unidade policial é em relação aos golpes aplicados com o empréstimo consignado, modalidade preferida pelos estelionatários. Por conta disso, a delegacia distribui folhetos informativos e também orienta as pessoas sobre como devem contrair empréstimo sem se expor aos golpistas.
As ocorrências registradas na DEATI apontam que os idosos são vítimas freqüentes de abandono da família, maus-tratos e de apropriação dos benefícios de sua pensão ou aposentadoria. “Em muitos casos, o próprio familiar leva o idoso à agência bancária, realiza o saque e, logo em seguida, desvia o dinheiro destinado à compra de remédio e alimentação para outro fim. Sem comida e medicamentos, o idoso fica vulnerável e pode ter agravado qualquer problema de saúde”, ressalta Márcia Thelma.

Alojamento

Implantada pela Polícia Civil, em julho do ano passado, na rua do Salete, 19, nos Barris, a DEATI funciona em regime de plantão e oferece, em caso de necessidade, alojamento para permanência temporária da vítima. “A polícia está atenta a qualquer tipo de ocorrência envolvendo o idoso, não só na esfera familiar, como na rua, em bancos, transporte coletivo e outros locais públicos”, informa a delegada.
A DEATI recebe queixas por meio do telefone 3117-6080 ou da Central Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-0000). A delegacia registra uma média de 10 denúncias de maus-tratos/dia, parte delas anônimas.