Utilizar a magia do cinema como recurso pedagógico para estimular a leitura e compreensão das obras literárias sugeridas para o Vestibular 2008. Essa é a proposta do projeto Cinemando com a Literatura, que a vice-reitoria e o Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) estão lançando na sexta-feira (28), no Campus IV da universidade, em Jacobina. A sessão inaugural está marcada para as 19h, com a exibição do premiado O Pagador de Promessas.
A agenda do projeto se estende até 6 de outubro no mesmo campus, com mostra de outros filmes consagrados inspirados na literatura, a exemplo de Tenda dos Milagres (Jorge Amado), As Meninas (Lygia Fagundes Telles) e Vidas Secas (Graciliano Ramos), todos integrantes do rol de obras sugeridas para o Vestibular 2008 da Uneb.
“Após cada sessão, realizaremos debates sobre a obra literária que inspirou o filme, com a participação de professores da universidade. Esses debates são de grande importância dentro do projeto, porque os alunos precisam de uma ampla compreensão sobre as obras”, explica a vice-reitora Amélia Maraux.
Segundo o coordenador do projeto, Marco Gonçalves, da equipe da vice-reitoria, a idéia é levar o projeto para todos os 24 campi da Uneb, beneficiando, especialmente, centenas de jovens carentes do pré-vestibular social Universidade para Todos, cujas turmas são oferecidas pela universidade em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC).
Depois de Jacobina, a programação do Cinemando com a Literatura já está fechada: as sessões aportam no Campus VII da Uneb, em Senhor do Bonfim, entre os dias 19 e 25 de outubro, às 16 e às 19h. Os demais campi devem ser contemplados até dezembro.
"Os filmes selecionados propõem também uma reflexão sobre temas como intolerância, juventude, racismo e opressão social, cumprindo, assim, importante papel de extensão entre a universidade e as comunidades”, avalia Marco Gonçalves.