Apoiar os processos de modernização das prefeituras e câmaras municipais da Bahia e construir soluções que podem beneficiar também os demais municípios brasileiros. Este é o objetivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que assinam, no próximo mês, um protocolo de intenções. As duas instituições buscarão intercâmbio técnico-científico, troca de experiências e informações, execução de programas e realização de eventos e atividades de interesse comum.
O protocolo, que terá vigência inicial de um ano, desenvolverá, prioritariamente, ações relacionadas às demandas mais urgentes externadas pelos municípios, como a criação e viabilização da hospedagem de websites e portais, provimento de internet, desenvolvimento de ferramentas e sistemas, além do armazenamento e processamento de dados.
A maioria dos municípios não conta com infra-estrutura local que forneça os sistemas e ferramentas necessárias para a modernização de seus serviços. Com o protocolo e os planos de trabalho decorrentes desta parceria, será possível estreitar o relacionamento entre as instituições públicas e buscar soluções para a efetivação das políticas e ações que aproximam, por meio das tecnologias, os cidadãos do poder público.
A iniciativa, juntamente com o recente convênio de cooperação técnica, firmado entre Serpro, Prodeb e Prodasal, no último dia 20, faz parte de uma estratégia de fortalecimento e melhoria da governança em TIC e a ampliação de soluções e possibilidades de negócios na região.