Raul Rodrigues
Redação/Agecom

O turismo estadual deve crescer pelo menos 15% até o final de 2008. A previsão é fruto da nova estratégia para o desenvolvimento do segmento, consolidada no programa Viver Bahia, anunciado hoje (27) pelo governador Jaques Wagner, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. O programa quer fortalecer a participação do estado nos mercados brasileiro e mundial, destacando o turismo interno e fazendo com que a atividade seja indutora do desenvolvimento cultural, econômico e social.
“Queremos interiorizar o turismo e passamos esse início de governo nos preparando”, declarou Wagner. Ele citou o lançamento da marca Bahia, apresentada durante o evento, e da revista Viver Bahia e a busca do aumento no número de vôos internacionais como ações para ampliar o destino Bahia. “Esse trabalho já está tendo resultados. A expectativa é de que os investimentos privados, de US$ 2,2 bilhões, até 2012, saltem para U$S 3,3 bilhões, até 2017”, afirmou.
O governador informou que o turismo é a indústria que mais movimenta dinheiro no mundo, além de promover a preservação do meio ambiente. “Então, é necessário se juntar governo, iniciativa privada e instituições de formação e qualificação de mão-de-obra para fazer do turismo baiano, que já tem um potencial muito grande, um destino maior ainda”, disse.
Segundo o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o governo da Bahia está pleiteando R$ 16 milhões ao governo federal para investimentos no programa. “Além disso, ontem, Marta Suplicy afirmou que o ministério assumiria um investimento de R$ 110 milhões em emendas para a Bahia”, observou.
Leonelli listou como principais conquistas, desse o início do governo Wagner, o aumento de 19 para 27 dos vôos internacionais, a retomada do trabalho com o mercado argentino e o aumento da proporção de investimentos privados para a Bahia.
Sobre a adoção da nova marca, o secretário disse que “estamos tirando partido daquilo que é mais conhecido no estado, que é o nome Bahia. Essa marca foi vitoriosa em um concurso realizado no governo passado e estamos desenvolvendo isso”. Às 14h30 de hoje, a marca foi apresentada em sessão especial na Assembléia Legislativa.

Novos produtos

O programa Viver Bahia está desenvolvendo novos produtos no segmento. São exemplos o turismo étnico, o turismo náutico e o turismo de golfe, além do enoturismo (viagem motivada pela degustação e aroma dos vinhos). Serão também realizadas a requalificação dos aeroportos baianos e a implantação de píers, marinas, atracadouros marítimos, hidroviários e lacustres, assim como a sinalização turística de estradas, vias urbanas e zonas turísticas.
Haverá ainda a criação de mais postos de informações da Bahiatursa – pelo menos, seis do Serviço de Atendimento ao Turista, uma espécie de superposto de informações. Outros serviços são o Portal do Turista, a marca Bahia e a revista Viver Bahia, já em circulação.

Pelourinho

Em relação ao Pelourinho, Wagner afirmou que quando iniciou seu mandato a região já estava em processo adiantado de degradação. “Não adianta falar de turismo sem a nossa gente presente. Essa concepção acabou criando uma divisão no Pelourinho, o que possibilitou a instalação de bares e lojas sem a inclusão do que a Bahia tem de melhor, que é a alegria, a cultura, a dança, a hospitalidade do seu povo”, destacou.

O governador disse que o projeto para a recuperação do espaço foi desenvolvido por um grupo de trabalho e vai começar a ser executado em outubro. “Temos que recuperar o Pelourinho, que é uma marca muito forte do turismo baiano, com equipamentos importantes. Estamos negociando, por exemplo, para que as igrejas passem mais tempo abertas”, declarou.