Os filmes Os Setes Sacramentos de Canudos, produzido pela TV alemã ZDF, e Memórias de Sangue, de Conceição Sena, iniciam na quarta-feira (3), na Sala Walter da Silveira, às 20h, a programação deste mês do projeto Quartas Baianas.
Produzido como parte das comemorações do centenário de Canudos, o longa-metragem Os Setes Sacramentos de Canudos mostra a visão de sete cineastas brasileiros sobre a história do município. Assinam os episódios do filme os realizadores Joel Almeida, Pola Ribeiro, Sandra Werneck, Half Tamik, Luís Alberto Pereira, Jorge Furtado e Otto Guerra.
Cada um deles retrata algum acontecimento do passado ou a atual situação dos moradores do local. Por exemplo, em Penitência, episódio dirigido pelo cineasta baiano Joel Almeida, há o registro do cotidiano de comunidades de pequenos agricultores do sertão, um enfoque das práticas religiosas durante a Semana Santa.
A outra atração da noite, Memórias de Sangue, é um documentário do final da década de 80 que mostra a criação de uma nova comunidade, liderada pelos descendentes dos participantes da Guerra de Canudos que não acreditam no fim do município de Conselheiro.
O projeto Quartas Baianas é uma iniciativa da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas) da Fundação Cultural do Estado, em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV).