A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa vinculada a Secretária da Indústria e Comércio e Mineração, firmou um convênio com o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, que prevê a inclusão do artesanato mineral na tradicional Feira Baiana de Artesanato.
Os artesãos serão selecionados através do Programa de Inclusão Social da Mineração (Prisma) que tem como base o aproveitamento de substâncias minerais e rejeitos de atividades minerais por comunidades das regiões do semi-árido.
A Bahia, através de um amplo programa de apoio e desenvolvimento social de base mineral, vem implantando unidades de produção e cooperativas de artesãos para transformar minerais e rochas em esculturas, objetos e jóias, valorizando a verdadeira beleza das pedras baianas. O projeto é referência nacional e já ajudou a modificar a realidade de vida de mais de 1.500 famílias, através de 56 núcleos de produção em todo o estado.
A feira do Instituto Mauá, onde estarão a venda os produtos de artesanato mineral, acontecerá semanalmente, de sexta a domingo, no estacionamento do Aeroclube Plaza até março de 2008. Na primeira edição do evento a ser realizado neste final de semana, a CBPM convidou os municípios de Macaúbas, Caetité, Itambé, Lauro de Freitas e Maragogipinho (em parceria com o Sebrae); e as entidades Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC), ATX Associação de Transplantados e Lar Fabiano de Cristo, de Salvador.