O secretário da Educação, Adeum Sauer, afirmou que em 2008 todas as escolas da Bahia terão ensino de filosofia e sociologia. Atualmente, as disciplinas são oferecidas em aproximadamente 80% das escolas da rede pública estadual.
Diante do número insuficiente de professores licenciados nas duas disciplinas, bacharéis em sociologia e filosofia e licenciados em história, geografia, pedagogia e antropologia poderão ensinar em caráter excepcional.
Na visita que fez à secretaria, o coordenador-geral da Federação Nacional de Sociólogos (FNS), Lejeune Mato Grosso de Carvalho, disse estar impressionado com o avanço do trabalho desenvolvido pela SEC visando expandir a implantação das disciplinas na grade curricular das escolas de ensino médio. Ele estima a necessidade de criação, em todo o Brasil, de 50 mil cargos de professores para ocupar estas vagas nas escolas.
O sociólogo, que visitou 14 estados brasileiros para discutir esse tema, ressaltou que além de docentes, faltam livros didáticos. “Temos o problema de professores que, mesmo formados, não querem ensinar. Poderemos licenciar mais professores de três a cinco anos. Temos que fazer um programa mínimo e material didático para que os alunos tenham acesso a esse conteúdo”.
Na Bahia, se estuda a possibilidade de realizar formação continuada, inicial ou especialização para solucionar problema da falta de professores licenciados. O secretário Sauer, além de discutir questões sobre conteúdo e material didático, também falou da necessidade de realizar concursos para suprir as vagas para as duas disciplinas. A proposta da SEC é estimular o aprendizado nos alunos e a preparação do professor na aplicação de sociologia e filosofia, trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao Instituto Anísio Teixeira (IAT).
“O ensino de sociologia e filosofia é fundamental para a formação de uma consciência crítica que permita ao indivíduo se conhecer como homem e como coletivo”, disse o diretor de Ensino Médio da SEC, Roberto Vieira. A SEC ainda orientará as escolas quanto à carga horária e aos conteúdos ministrados em sala de aula. Na reunião entre o secretário e os sociólogos ficou definida ainda a formação de mesa temática para discutir a implantação das disciplinas na Conferência Estadual de Educação.