Um Centro Digital de Cidadania (CDC) com 10 computadores conectados à internet através de banda larga está à disposição dos visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia. O CDC está localizado num estande montado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia (Secti) na Praça Municipal de Salvador, que também conta com uma feira de ciências, experimentos, planetário inflável e um túnel interativo do Greenpeace.
O CDC faz parte do Programa de Inclusão Digital do Estado da Bahia (PISD), que conta atualmente com 368 unidades em 275 municípios. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, o programa está sendo ampliado e estará presente em todos os municípios baianos até o final de 2008.
“O objetivo é ampliar o acesso da população baiana ao mundo da informática, disponibilizando não apenas o uso da internet, mas também com foco na capacitação das pessoas”, disse o secretário. O CDC montado na Praça Municipal tem o funcionamento similar aos que existem em toda a Bahia. Disponibilizará acesso gratuito à Internet e um pacote de softwares livres com ferramentas de escritório, a exemplo de planilha eletrônica e editores de texto e imagem.
Um dos freqüentadores mais assíduos do CDC montado na Praça Municipal é o garoto Leandro Oliveira. Aos doze anos de idade e freqüentando a 4ª série do ensino fundamental, o estudante aproveita a oportunidade para conversar com amigos através de um programa de troca de mensagens instantâneas. “Também acesso meu e-mail e visito meu orkut”, disse.