O monitoramento dos rios da capital e Região Metropolitana, realizado periodicamente pelo Governo do Estado, vai referenciar uma ação conjunta com a Universidade Federal da Bahia e Prefeitura de Salvador. A ação visa trazer diversos segmentos sociais à discussão sobre a importância da qualidade das águas de Salvador e de seu entorno. Convênio neste sentido foi assinado hoje (5) entre os parceiros na Faculdade de Administração da Ufba.
A idéia, sugerida pelo projeto Qualidade das Águas e da Vida Urbana, a partir dos indicadores de qualidade fornecidos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), servirá para direcionar campanhas e fóruns sobre soluções dos fatores que freqüentemente ameaçam a qualidade da águas nos grandes centros populacionais.
Embasa e Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano; o Centro de Recursos Ambientais (CRA), pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a Secretaria Municipal de Planejamento e a Ufba são os parceiros neste projeto de política ambiental para os rios urbanos.
A iniciativa, que será distribuída em três campanhas, pretende também promover seminários, amostragem de trabalhos, um encontro nacional e a edição de um livro com indicadores georreferenciados.
O presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, considerou a iniciativa de extrema importância não só por juntar órgãos do Estado e Município, "mas por demonstrar a prática democrática sugerida pelo Governo Federal".
O reitor Naomar Almeida elogiou o convênio por articular diferentes instituições, todas elas voltadas para o meio ambiente. "E a universidade é uma catalizadora desta ação", disse.
"O objetivo é valorizar os recursos hídricos. Fazer com que o cidadão se sinta co-responsável pela preservação do meio ambiente em que vive. Saiba em que bacia reside, se no Lucaia ou Camurujipe. Facilitar que ele compreenda a relação bairro e manancial. Neste sentido o debate é importante", diz o superintendente de Meio-Ambiente da Embasa, Júlio Motta.

Água boa

O governo estadual através da Embasa realiza avaliações periódicas nos mananciais que abastecem Salvador e Região Metropolitana, o lago de Pedra do Cavalo, Cobre, Joanes, Ipitanga, lago de Pituaçu, Santa Helena e Rio Pojuca. São avaliados PH, presença de coliformes, contaminação de metais pesados e pesticidas, entre outros parâmetros.
Os relatórios são mensais para as áreas de captação e represas e trimestrais para as redes de monitoramento georreferenciadas implantadas nos rios que servem ao abastecimento público. São também realizadas análises diárias desde as estações de tratamento ETA’s até as redes de distribuição.
O laboratório central da Embasa alcançou o melhor desempenho entre 62 laboratórios públicos, privados, de universidades e instituições metrológicas na última avaliação realizada no Brasil e Argentina. A água fornecida pelos baianos foi premiada em avaliação realizada em maio passado pelo grupo DCI-Brasmarket.