Os resultados da implantação do pólo de fruticultura no Vale do Rio de Contas foram apresentados em seminário realizado em Itagibá, no sul da Bahia, na última sexta-feira (5). Em seis anos, a área plantada subiu de 48 para 471 hectares de frutas, com uma produção atual de 2.800 toneladas e geração de 1.300 empregos diretos.

Entre as frutas produzidas, estão graviola, maracujá, manga, pinha, limão, goiaba, cajá e banana. O pólo é coordenado pelo Consórcio Intermunicipal do Rio de Contas (Cimurc), com o apoio das secretarias estaduais da Agricultura e da Indústria, Comércio e Mineração, EBDA, Senar, Promo, Sebrae e Instituto Biofábrica.

Segundo o secretário da Agricultura, Geraldo Simões, que participou do evento, o cacau ainda é a base da economia regional, “mas precisamos de alternativas como o pólo de fruticultura, que já apresenta resultados positivos”.

Simões lembrou que o Plano de Aceleração do Desenvolvimento do Agronegócio na Região Cacaueira da Bahia (PAC do Cacau) prevê investimentos de R$ 60 milhões para a fruticultura, além dos recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar. O sul da Bahia possui 36 mil propriedades rurais, 90% delas com menos de 100 hectares.

Diversificação

“A produção de frutas é uma excelente alternativa de diversificação, eliminando a dependência do cacau. A participação do Estado é fundamental, por meio da assistência técnica, canais de comercialização e recuperação e manutenção das estradas vicinais, por onde o produto é escoado”, disse o presidente do Cimurc e prefeito de Itagibá, Gilson Fonseca. Da mesma forma destacou o diretor-geral da Ceplac, Gustavo Moura, ao afirmar que a instituição vem desenvolvendo tecnologias para a produção consorciada de cacau com seringueira, palmito, açaí e frutas. “Nossas atividades de extensão rural não serão focadas apenas no cacau. Vamos fornecer tecnologias que aumentem a produtividade no cultivo de frutas, que têm todas as condições de se desenvolver no Vale do Rio de Contas”, explicou.

O Consórcio Intermunicipal de Vale do Rio de Contas é formado pelos municípios de Itagibá, Aiquara, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema, Ibirapitanga, Ibirataia, Jitaúna, Barra do Rocha, Ubatã, Dário Meira, Itagi, Gongogi e Jequié.