A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) vai avaliar, até o final de novembro, as condições gerenciais e de funcionamento dos 40 maiores almoxarifados do governo. A iniciativa integra um pacote de medidas adotado pela Saeb, que está intensificando as ações de acompanhamento, controle e fiscalização das compras públicas.
Servidores da Superintendência de Serviços Administrativos (SSA), treinados por auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), estão fazendo o levantamento geral, que será entregue ao secretário da Administração, Manoel Vitório. Na última semana, foram visitados os almoxarifados do Hospital Geral do Estado (HGE).
Com cerca de 60% das visitas concluídas, já foi constatado que a estrutura é precária em 15 grandes almoxarifados, com problemas como inadequação na armazenagem e falta de limpeza e de pessoal qualificado.
Estão sendo avaliadas nas visitas as instalações dos almoxarifados e elementos físicos dos estoques, além do nível de controle do estoque. São confrontados dados do Sistema Integrado de Material, Patrimônio e Serviços do Estado da Bahia (Simpas) com os da contabilidade interna do almoxarifado, para verificar a racionalização dos custos de material de consumo.