O consórcio formado pelas universidades públicas baianas para a oferta de 9.900 vagas na modalidade de Educação à Distância, acaba de ganhar sede própria. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, oficializou hoje (9) a cessão de uso por 20 anos de um prédio que a prefeitura está adquirindo no município para funcionamento do consórcio. Além de abrigar as aulas presenciais de três bacharelados e 11 licenciaturas dos cursos na modalidade EAD, o espaço também deverá receber no ano que vem turmas avançadas do Campus I (Cabula) nos cursos de Pedagogia, Comunicação Social e Sistema na modalidade presencial.
Situado em uma área com 15 mil m2, o prédio possui 42 salas, laboratórios de informática, rádio e fotografia, estúdios de rádio e TV, biblioteca. As instalações foram visitadas ontem (9), pelo secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, pelo reitor da Universidade Estadual da Bahia, Lourisvaldo Valentim, entre outros representantes da SEC, universidade e prefeitura.
Embora o acordo já tenha sido firmado informalmente, um ato simbólico, que deve ocorrer ainda este mês, marcará a entrega das chaves. O espaço abrigará todas as sete pós-graduações gratuitas lato sensu da Faculdade de Educação da Uneb e cursos de extensão.
“Parabenizo a prefeita por ter lutado a favor da educação. A medida vai beneficiar não só o município, como todo o estado. Acho que todos têm a ganhar com esta parceria”, avaliou o secretário Adeum Sauer, ao defender que a tecnologia tem que estar a serviço da sociedade e da educação. O prédio, que no passado abrigava a Faculdade Polifucs, vai funcionar como espaço irradiador de educação à distância no estado. Haverá outros pólos em 11 municípios baianos. Além dos cursos de graduação, ofertará também turmas de mestrado e doutorado interinstitucional.
“A idéia é que seja um centro que tenha sustentabilidade, por isso, todos os projetos devem ser sustentáveis”, explicou o vice-diretor do grupo de trabalho da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), que é a gestora do consórcio. Das 9.900 vagas que devem ser ofertadas ano que vem, 6.300 serão pela Uneb, 1.150 pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), 1.050 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), 1.350 da Universidade de Santa Cruz Cabrália (Uesc) e 100 do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). O reitor da Uneb destacou que a oferta dos cursos à distância vai ajudar a melhorar uma questão enfrentada nos 24 campi, que é a capacitação dos servidores. Além de produzidas no local, as aulas também serão transmitidas de lá.
“Esse é o início do diálogo que vem sendo construído com a Uneb. Hoje convivemos com a carência da qualidade de ensino, que pode melhorar bastante através da formação e capacitação de professores. Nosso empenho agora será em buscar mais cursos presenciais, com o custo mais reduzido possível. Estamos colocando o prédio à disposição, além da limpeza e manutenção”, ressaltou a prefeita Moema Gramacho.
Já o diretor do grupo de trabalho da Uneb no consórcio, o professor Arnaud Soares, destacou que o espaço consolida as políticas e ideais sociais do programa de Educação à Distância, porque passa pela questão da estrutura, a prática com o fazer. “Ele vem materializar o ideal do programa, vai servir para receber os alunos nos momentos presenciais do curso para atividades como avaliação e integração”, frisou.