Os músicos do projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá) estão em ritmo de ensaios, espalhados por diversos pontos do Teatro Castro Alves (TCA). Eles estão tendo a oportunidade de aprender e trocar experiências com o maestro venezuelano Manuel Lopéz Gómez, de apenas 24 anos, que integra o projeto Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela (Fesnojiv), inspirador do Neojibá.
Os ensaios diários preparam o grupo para o primeiro concerto, que acontece ainda este mês. O projeto é financiado pelo governo da Bahia, via Secretaria de Cultura, e tem captação de recursos por meio da Lei Rouanet, tendo a Fundação Cultural do Estado como proponente e gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).
Quem circula pelo TCA pode ver, em diversos pontos, garotos munidos de violinos, flautas, violoncelos e outros instrumentos. Naipe de cordas, naipe de metais, naipe de madeiras e naipe de percussão se espalham pelos camarotes da Concha Acústica, nas salas de ensaios, nos camarins, no refeitório e nos corredores do teatro.
Os ensaios com o maestro venezuelano seguem esta semana, das 14 às 17h, até a data da apresentação. Alguns dias, com instrumentos separados, em outros, com ensaios em conjunto de toda a orquestra.
“Estou surpreso com o talento dos garotos, que em tão pouco tempo conseguiram chegar a um bom resultado. Tenho certeza que essa geração de novos músicos vai desenvolver uma brilhante carreira”, afirmou Lopéz Gómez.

Objetivos

Segundo o idealizador e atual gestor artístico da Osba, Ricardo Castro, o Neojibá é um projeto de integração social. “Crianças e jovens vão poder, através da música, participar do desenvolvimento social e urbano, ganhando noções de responsabilidade, trabalho em equipe, respeito e sacrifício”, disse.
O sistema, explicou, contribui na construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática coletiva da música, assim como a capacitação de jovens artesãos na fabricação e reparação de instrumentos musicais.
O primeiro grupo de monitores fez uma viagem a Caracas, Venezuela, em agosto, quando participou de um estágio pedagógico junto com uma equipe da Osba. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3339-8085 ou no e-mail neojiba@gmail.com.