O Projeto Música de Câmara segue este mês com apresentações das Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Na próxima sexta-feira (19), às 17h, o grupo Bahia Cordas se apresenta no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), Barbalho. Formadas por músicos da Osba, as cameratas têm como proposta divulgar a música erudita no estado, levando-a a públicos diversos e carentes deste tipo de música, em locais onde seria difícil a presença da orquestra.
Fundado em março de 2007, o Bahia Cordas apresenta um repertório bastante variado, desde a música barroca (Bach, Vivaldi, Pachelbel, Corelli), a música sacra e popular até composições dos próprios integrantes da camerata. O grupo é formado por Rogério Fernandes, Raul Bermudez, Uibitu Smetak e Antônio Amorim (violinos), Marcos Antonio Maciel (viola), Maurício Kowalki (violoncelo) e Orley Francisco de Souza (contrabaixo).
O projeto, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb) e Teatro Castro Alves (TCA), têm como objetivo aproximar o grande público da música erudita, promovendo a formação de platéia.