Começou hoje (15) a verificação dos táxis que rodam em Salvador. A fiscalização dos taxímetros ocorre em função do decreto municipal que aumentou o valor da corrida em 15%. Por decisão da prefeitura, a bandeirada, que custava R$ 3, passa a valer R$ 3,45.
A fração de ‘queda’ no valor de R$ 0,30 será mantida para as duas bandeiradas. Para a bandeira 1, a cada 200 metros percorridos acontecerá a ‘queda’ e para a bandeira 2, a cada 150 metros. Isso significa que o quilômetro rodado nas bandeiras 1 e 2 – que custava R$ 1,30 e R$ 1,70, respectivamente – passa a custar R$ 1,5 e R$ 2, e os taxímetros devem estar em perfeita adequação com estes novos valores, de forma a não lesar os consumidores.
O Ibametro prevê a vistoria de 200 veículos por dia, seguindo a ordem de expedição do alvará, documento que permite a circulação. Os taxistas devem se dirigir à pista de verificação, que fica no Posto da Getax, no Estacionamento São Raimundo (Vale dos Barris), com o documento do veículo e o certificado da última verificação, ocorrida este ano.
Quem ainda não adequou os taxímetros poderá fazê-lo até 6 de novembro nas oficinas autorizadas ou, então, apresentar a devida justificativa.
Na semana passada, o instituto baiano iniciou, por meio de oficinas autorizadas, a adequação nas memórias dos taxímetros de Salvador. Os táxis que trafegavam temporariamente com bandeira 2 em qualquer horário começaram a adequação para as tarifas quilométrica e horária. Agora os veículos portam um selo do Inmetro com a frase “Instrumento reparado”.