A diretoria provisória do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande se reúne hoje (16), em Barreiras, na região Oeste do Estado, com a coordenadora de Estratégias e Gestão da Superintendência de Recursos Hídricos, Maria Aparecida Nunes, e duas técnicas de sua equipe, Isabel Villela e Edna Hoppe, na Casa de Recursos Naturais de Barreiras.
A reunião de trabalho visa preparar a diretoria provisória para os trâmites da instituição oficial do comitê. Elas irão orientar os membros para a construção coletiva do plano de instituição do Comitê do Grande, discutir o regimento, o processo eleitoral, definir calendário dos encontros regionais e seminários e estratégias de mobilização. Isto porque compete à SRH atuar como secretaria executiva dos comitês, dando toda a orientação e o apoio financeiro e logístico necessário ao seu funcionamento.
Antes da reunião, será feita uma apresentação sobre as bacias hidrográficas do Estado e do funcionamento dos comitês de bacias. De acordo com a coordenadora Maria Aparecida Nunes, esta será a primeira reunião entre o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos no Estado e a sociedade organizada, prefeituras e usuários de água após a aprovação da proposta de formação do Comitê pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh).
“Eles irão construir o plano de trabalho do Comitê em cima da proposta que eles encaminharam e dos recursos disponilizados pela SRH, dentro da linha do governo Wagner de gestão participativa da água”, informou Nunes.
No dia 18, a equipe da Coeg se reunirá com a diretoria provisória do Comitê do Rio das Contas, na CRN, em Jequié. De acordo com a coordenadora Maria Aparecida Nunes, este é mais um passo na resposta da sociedade à convocação dos novos comitês de bacias em todos os rios baianos.