Com o objetivo de traçar programas regionais de apoio à produção agrícola familiar, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola discutiu ontem (16) e hoje, no I Fórum de Gerentes Regionais, os interesses comuns dos territórios de identidade, no âmbito das suas 20 gerências regionais, e os desafios do segmento.
Os 20 gerentes regionais, juntamente com os diretores executivos da empresa, e chefes de departamentos se reuniram no evento, realizado no Centro de Treinamento da empresa, em Itapuã. Para o diretor de Pecuária da EBDA, Osvaldo Sant’Anna, o enfoque atualmente dado à agricultura familiar passa por todos os aspectos de relação do agricultor com a terra.
Um dos pontos mais discutidos foi o monitoramento e a avaliação das atividades voltadas para o desenvolvimento territorial sustentável, das atividades por escritório, particularmente desenvolvidas com recursos já liberados. Também foram abordadas as políticas públicas desenvolvidas em conjunto com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
De acordo com o diretor de Agricultura, Hugo Pereira de Jesus Filho, “para alcançar o objetivo das políticas públicas, que prioriza a agricultura familiar, é necessária uma adequação à realidade do agricultor”. Ainda segundo ele, “os técnicos de extensão da empresa são os agentes de desenvolvimento que observarão todas estas questões”.
O delegado do Ministério, na Bahia, Lourival Gusmão, fez questão de destacar os trabalhos realizados por intermédio do Pronaf A (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familar), exclusivo para os assentamentos, o Pronaf Mulher e o Jovem, além dos programas de combate à pobreza com a compra de alimentos e aquisição de leite. “Essas são ações do MDA de grande importância”, considerou.
No fórum, aconteceu o lançamento do livro “Metodologia participativa no meio rural – uma visão interdisciplinar”, concebido a partir de experiências vivenciadas pelos técnicos da equipe do Prorenda Bahia – projeto de cooperação técnica desenvolvido pela parceria Brasil/Alemanha, em diversos estados da federação – visando o Desenvolvimento Local Sustentável (DLS). Também foi apresentado o Calendário de Reuniões Técnicas, para avaliação das atividades, onde todas as datas foram programadas, por território, e realizada uma mesa redonda para avaliação dos trabalhos.