As temperaturas poderão chegar a 33 graus neste final de semana, em Salvador e Região Metropolitana. No oeste, São Francisco e norte da Bahia até 36ºC – a elevada temperatura é decorrente da presença de uma massa de ar quente e seco que atua há vários dias.

De acordo o Centro Estadual de Meteorologia, da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH), na capital, a tendência é que a partir de agora as temperaturas comecem a aumentar em função da diminuição das chuvas, no litoral, e da proximidade dos meses de verão. Este ano, em Salvador, as temperaturas no verão chegaram a 37ºC.

O meteorologista Ricardo Rodrigues informa que o Cemba/SRH prevê para o próximo final de semana, poucas chuvas em Salvador e Região Metropolitana. Nessas regiões, as condições do tempo estão sendo influenciadas pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico.

O Boletim Meteorológico indica que o céu deverá ficar parcialmente nublado a claro e chuvas fracas só devem ocorrer no período da noite e no início da manhã, o que exige cuidados redobrados com os olhos e a pele. Os índices de radiação ultravioleta estão na categoria extrema em quase toda a Bahia. Esses valores chegam a categoria 12, de acordo com a tabela da Organização Mundial de Saúde, em cidades como Salvador, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Barreiras, Juazeiro, Bom Jesus da Lapa e Caetité.

Em casos como esses, a OMS recomenda que se evite exposição ao sol, principalmente ao meio-dia, e sugere uso de óculos escuros, bonés e protetor solar. O meteorologista Ricardo Rodrigues explica que a elevação do índice de radiação é comum entre os meses de agosto e outubro, por esse ser o período com menor cobertura de nebulosidade na Bahia.

“Esse é o período da estação seca no nordeste brasileiro. As nuvens funcionam como um filtro natural da radiação ultravioleta, mas como a tendência é a de que o céu fique com poucas nuvens, maior deve ser a incidência de Radiação Solar. E isso vale para a Bahia toda, principalmente, a faixa centro-oeste do Estado”.

Focos de queimadas

Os cuidados devem ser redobrados também para quem mora nas região São Francisco, norte e na faixa centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste baiano. Uma intensa massa de ar quente e seco continua mantendo essas áreas com céu claro e temperaturas altas que podem chegar a 36 ºC. Este cenário indica que essas regiões apresentam os maiores riscos de ocorrência de focos de queimadas.

As menores temperaturas deverão ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, com mínimas chegando aos 19ºC. O céu nessas regiões deverá permanecer parcialmente nublado a claro. O mesmo acontecendo nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul. As temperaturas nessas regiões deverão variar de 21 a 33ºC. O mar deverá ficar agitado em toda a costa baiana. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador, as ondas poderão alcançar alturas de até dois metros.