A Universidade Estadual de Feira de Santana reabriu hoje (19), pela manhã, o Restaurante Universitário. A novidade será a oferta do sistema de bandejão, já a partir do próximo dia 29. Os alunos da Residência Universitária e do sistema de cotas (indígenas, quilombolas e negros) serão beneficiados com todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) gratuitas. Este ano serão 262 alunos contemplados com refeições gratuitas.

O bandejão é uma antiga reivindicação da comunidade universitária, em especial dos estudantes de menor poder aquisitivo. Este sistema vai oferecer refeições com valores subsidiados por recursos da Uefs e pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação.

O subsídio é estendido a alunos de graduação e pós-graduação devidamente matriculados e com freqüência regular. Serão oferecidos, diariamente, 200 cafés da manhã a 50 centavos, cada, 700 almoços a R$ 1 e 200 jantares a 70 centavos. Isto significa que a alimentação completa de um dia vai custar, ao estudante, R$ 2,20.

Outra novidade do Restaurante Universitário será o uso de cardápio confeccionado com o sistema braile, iniciativa que tem como parceiro o Rotary Club, através da Fundação Jonathas Telles de Carvalho.

Para José Raimundo, chefe da Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário (Undec), “a reabertura do restaurante universitário é fruto de um esforço conjunto da Administração Central da Uefs e representa uma ação efetiva de implementação da política de permanência de estudantes”.

O reitor José Carlos Barreto de Santana lembra que quando estudante também enfrentou dificuldades na Residência Universitária Feirense (RUF), em Salvador, e, portanto, compreende a importância desta conquista. Ele destaca que a atual administração pretende viabilizar outras metas que beneficiam diretamente os alunos, como a ampliação da Residência Universitária e do acervo do Sistema de Bibliotecas.

O restaurante será administrado pela empresa Divino Rango Fornecimento de Alimentos – Bela Baguete, de Feira de Santana, que apresentou a melhor proposta. Na abertura, houve apresentação musical do artista feirense Sandro Penelu (voz e violão).