“Uma característica importante do Governo Jaques Wagner está na iniciativa de interiorizar obras e ações”, destacou na manhã de hoje (19) o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos durante a inauguração da oitava agência do Programa de Microcrédito do estado da Bahia (CrediBahia) da atual gestão na cidade de Campo Formoso, a 400 quilômetros de Salvador. Logo em seguida, Vasconcelos participou da inauguração de outro posto na cidade de Senhor do Bonfim.

As duas cidades, separadas por apenas 30 quilômetros, ficam no Piemonte da Chapada Diamantina, região rica em minérios e com alto potencial de empreendedorismo. O secretário Nilton Vasconcelos assinalou que o microcrédito é decisivo para o sucesso do pequeno empreendedor e faz parte do conjunto de medidas do governo Jaques Wagner para resgatar a cidadania de milhões de baianos.

Ele citou o Programa Transparência Bahia, através do qual o cidadão vai acompanhar as contas do governo, e o Todos pela Alfabetização pela Alfabetização (Topa), que pretende reduzir pela metade o índice de analfabetismo no estado. Vasconcelos ressaltou ainda os cursos de qualificação profissional, que vão ser conjugados com o microcrédito. O CrediBahia já tem 134 agências e 11 mil empréstimos ativos. Até o final do ano outras quinze agências entrarão em atividade.

O presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Luiz Alberto Bastos Petitinga, falou da importância da parceria que dá suporte ao CrediBahia. Além da Desenbahia e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), entram no processo o Sebrae e as prefeituras. Para ele, o microcrédito tem o poder de otimizar as vocações locais.
Agência do CrediBahia em Campo Formoso foi instalada numa casa no centro da cidade e o SAC de Senhor do Bonfim passou a abrigar o novo posto de microcrédito dentro do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) da Setre. Até o final deste mês, serão inauguradas as agências de Cruz das Almas (25) e Itaberaba.