Pela primeira vez na história da Cidade do Salvador, o Centro Antigo da capital baiana ganha um escritório de governança tripartite, que engloba a União, Governo do Estado e Prefeitura Municipal. O escritório será inaugurado amanhã (23), às 10 horas, com a presença de autoridades internacionais, federais, estaduais e municipais, na Rua Gregório de Mattos, nº41, Pelourinho, em Salvador.

O novo escritório é uma iniciativa inédita, pois conta no seu Conselho Gestor com a participação efetiva de cinco ministérios do governo federal (das Cidades, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Cultura, dos Transportes e do Turismo), Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), de cinco secretarias do Governo da Bahia (Cultura, Turismo, Desenvolvimento Urbano, Segurança, Promoção da Igualdade) e a Prefeitura Municipal do Salvador, com diversas secretarias e órgãos correlatos.

Dentre as autoridades confirmadas na inauguração estão a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado, o Superintendente do Iphan na Bahia, Leonardo Falangola, o prefeito de Salvador, João Henrinque, os secretários estaduais Luiz Alberto (Promoção da Igualdade), Domingos Leonelli (Turismo), Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano), Márcio Meirelles (Cultura) e Paulo Bezerra (Segurança), entre outras autoridades, como deputados federais e estaduais, vereadores, técnicos dos governos federal, estadual e municipal.

O Escritório de Referência será espaço de conciliação das ações, propostas e programas voltados para o Pelourinho e todo o seu entorno (Centro Antigo), envolvendo três esferas de governo, moradores, comerciantes, empresas e representantes de instituições. Na oportunidade, o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, também empossa a arquiteta Beatriz Lima, que coordenará os trabalhos do escritório.

Essa instância administrativa para a região é uma antiga reivindicação de comerciantes, moradores e gestores públicos que operam nessa área da cidade. O trabalho do Escritório de Referência será acompanhado e avaliado pelo Conselho Gestor do Centro Antigo, instituído pelo governador Jaques Wagner, no dia 3 de outubro, e presidido pelo secretário Márcio Meirelles. O conselho é composto ainda pelos secretários estaduais Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano) – que é vice-presidente –, Domingos Leonelli (Turismo), Luiz Alberto dos Santos (Promoção da Igualdade) e Paulo Bezerra (Segurança Pública).

Escritório de Referência

A sustentabilidade do Pelourinho é uma das prioridades do governo e faz parte das ações do Escritório de Referência. “O Pelourinho é mais do que um bairro, é um território de valor simbólico”, destaca a gestora do Escritório, Beatriz Lima. Segundo ela, o local será tratado a partir de um conceito muito utilizado para o meio ambiente: “é preciso preservar e garantir para as gerações futuras”, diz. Beatriz Lima ressalta que o Escritório de Referência não vai substituir o Governo, mas tem o desafio de ajudar a resolver as questões do dia-a-dia do bairro, com a elaboração do planejamento estratégico para a área.

Além de conciliar as atividades e propostas para o Centro Antigo, o Escritório de Referência também terá a tarefa de elaborar e implantar o Plano Estratégico de Gestão, com ações de curto, médio e longo prazo. As atribuições do Escritório incluem ainda a gestão das atividades de reforma, recuperação e manutenção física do Centro Antigo e a captação de recursos necessários para viabilizar os projetos.

Na proposta está prevista a criação de Câmaras Técnicas com a participação de todos os atores sociais, que atuarão em conjunto com o Conselho Gestor do Centro Antigo na construção do Plano Estratégico de Gestão do Centro Antigo.

Arquiteta, Beatriz Lima tem mestrado em Administração com ênfase no Terceiro Setor pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Até o final do ano passado, ocupou o cargo de gerente nacional da Caixa Econômica Federal, em Brasília, coordenando o trabalho de reabilitação de centros das cidades brasileiras.