A primeira etapa do Plano Diretor de Gestão do Estado da Bahia (PDG), desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), começou hoje (22) com uma oficina piloto de capacitação de 30 servidores da Secretaria da Educação (SEC) que vão atuar como avaliadores para detectar oportunidades de melhoria na organização. O treinamento prossegue até quarta-feira, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).
O plano irá traçar o melhor modelo administrativo para gerir um sistema com 1.753 escolas estaduais e 33 Diretorias Regionais de Educação (Direcs). O grupo de servidores da SEC está exercitando o mecanismo de auto-avaliação, que faz uma espécie de fotografia da organização.
Os resultados vão subsidiar a elaboração do Plano de Melhoria de Gestão, alinhado com as metas estratégicas do governo. Para a realização do treinamento, a Saeb conta com o apoio de especialistas do Gespublica – modelo de excelência em gestão pública desenvolvido pelo governo federal.
O secretário da Administração, Manoel Vitório, afirmou que a educação é uma das prioridades do governador Jaques Wagner. “Com uma estrutura de gestão mais forte e livre de gargalos, será possível à SEC atuar no desenvolvimento de ações pedagógicas e no fortalecimento da educação no estado”, disse.
Em setembro, o secretário da Educação, Adeum Sauer, recebeu a proposta de adesão ao plano e participou da sua adequação ao processo de melhoria organizacional da SEC.
No trabalho iniciado hoje, antes do início do treinamento, os participantes conheceram a proposta do PDG, cujo objetivo é contribuir para a melhoria dos serviços públicos, otimizando a utilização de recursos para que o cidadão seja bem atendido.

Maior transparência

Com o diagnóstico organizacional, serão pensadas soluções em tecnologia de gestão e a disseminação de cultura voltada para resultados. Com o fortalecimento da capacidade gerencial, um dos resultados esperados é maior transparência da ação pública.
O PDG é um dos projetos com ações vinculadas ao Programa Nacional de Modernização de Gestão e Planejamento dos Estados e Distrito Federal (Pnage). A Bahia vai receber mais de R$ 27 milhões para investir no desenvolvimento do Pnage, que no estado é conduzido em parceria pelas secretarias da Administração e do Planejamento.