As aulas da disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo marcaram o início do curso de Especialização em Educação Ambiental. O evento é promovido em parceria pela Universidade Popular das Águas (Unihidro), da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Ao todo, 26 pessoas, entre servidores públicos da SRH e do Sistema Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e representantes da sociedade civil, aprovados na seleção, participam das aulas ministradas no Auditório Paulo Jackson, na sede da SRH, no Itaigara. As próximas aulas da primeira turma da especialização estão programadas para os dias 2 e 3 de novembro, quando serão finalizados os trabalhos da disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo.
Celeste Maria AlvesVinhas, 46 anos, Gerente de Desenvolvimento Social da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) foi uma das aprovadas na seleção. Ela disse que a abertura do curso de modo a contemplar tanto servidores públicos quanto membros da sociedade civil é fundamental por permitir “o aprimoramento da turma através da troca de experiências”.
Para a bióloga Itana Barreto, 28 anos, estar com profissionais de diversas áreas para dialogar sobre os recursos hídricos e o meio ambiente é muito enriquecedor. Segundo ela, que é técnica da Coordenação de Educação Ambiental da SRH, “as aulas permitem uma formação a partir da diversidade de olhares”.
Para Jorge Conceição, 55 anos, que faz parte da Associação Cultura Ilê Aiyê e da Fundação João Augusto de Morais, “o poder público está efetivamente
retribuindo e retornando para a sociedade bens materiais e imateriais por meio da popularização do ensino superior”.
De acordo com o coordenador da Unihidro, Carlos Uchoa, que ministrou a primeira aula ao lado do professor Luiz Antônio Ferraro, “as expectativas quanto à diversidade da turma foram alcançadas porque, além de pessoas de várias organizações, os profissionais possuem formações diversas”. Segundo o coordenador, dentre os participantes estão advogados, biólogos, psicólogos, geógrafos, pedagogos, engenheiros, policiais, historiadores e sociólogos.