O Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura realiza amanhã (25), às 14h, uma plenária geral antes da abertura da II Conferência Estadual de Cultura, às 19h, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A idéia é debater e aprovar o posicionamento dos dirigentes municipais da área de cultura sobre a estratégia de descentralização das ações e recursos por parte da Secretaria de Cultura da Bahia.

“A reunião servirá para alinhar as propostas que vamos defender na II Conferência de Cultura, principalmente com o objetivo de garantir uma participação mais efetiva do interior”, explica o coordenador geral do Fórum e secretário de Cultura de Vitória da Conquista, Gildelson Felício. Segundo ele, durante a reunião, o grupo também discute a organização interna do fórum e a participação dos gestores públicos dos municípios na Conferência.

O fórum, uma iniciativa da Secult, foi constituído no I Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, que reuniu secretários municipais e gestores públicos de 139 municípios baianos, em Salvador, de 6 a 8 de maio deste ano. Trata-se de um espaço de comunicação permanente para o planejamento, formulação e execução de políticas públicas para a cultura.

Para a coordenação geral do fórum foi eleito o secretário de Cultura de Vitória da Conquista, Gildelson Felício, para vice-coordenador, Ricardo Bitencourt (Senhor do Bonfim) e secretário Cláudio Bonetti (Santa Cruz Cabrália). Para as coordenações temáticas, Júlio César Oliveira (Valença), Articulação e Integração, Weldon Bitencourt (Boa Vista do Tupim), Política Sócio-Cultural, Marcelo Batista de Souza (Camacã), Produção Cultural, Fátima Fróes (Salvador) e Pitágoras Luna (Seabra). Patrimônio Artístico e Arqueológico.