“Esse seminário vai ser uma grande assembléia, para ouvirmos os anseios daqueles que estão à frente das pesquisas na Universidade do Estado da Bahia”. Essa é a avaliação do gerente de Pesquisa da Uneb, Edísio Brandão, que lidera a comissão organizadora do Seminário de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (Spepg).
O evento, promovido pela Pró-Reitora de Ensino e Pesquisa de Pós-Graduação (PPG) da universidade, acontece nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, no hotel Vila Mar, no bairro de Amaralina, em Salvador. A proposta é refletir sobre os novos rumos da pesquisa e da pós-graduação desenvolvidas na instituição multicampi.
"Essa já é a segunda edição do seminário que realizamos na atual administração da Uneb. Nosso objetivo é buscar subsídios, a partir da ampla participação de todos os segmentos envolvidos, para a construção de uma nova política de pesquisa e pós-graduação na universidade, que seja mais global, mais integrada e estratégica, beneficiando todos os campi", explica Wilson Mattos, pró-reitor da PPG.
Wilson acrescenta que a proposta é potencializar e otimizar os projetos e ações em áreas prioritáras, nas quais a Uneb já desenvolve um trabalho forte em pesquisa e pós-graduação, a exemplo de Educação, Química, Agronomia, Biologia e Saúde.
O pró-reitor adianta ainda que, durante o seminário, a PPG vai lançar o Programa de Fortalecimento dos Grupos de Pesquisas da Uneb (Proforte), que deve avalancar essa área na universidade.
O Spepg tem a proposta de definir diretrizes para essas áreas. “Teremos a possibilidade de socializar, junto às diversas esferas de pesquisas da universidade, planos e ações estratégicas da PPG, como a capacitação de recursos para produções científicas e a criação de novos cursos stricto sensu”, pontua, por sua vez, Edísio Brandão.
A cerimônia de abertura está agendada para as 8h30 da quarta, dia 31. Na ocasião, o reitor Lourisvaldo Valentim dará as boas-vindas aos participantes.
A Uneb disponibiliza passagens e hospedagem para os coordenadores de Programas de Pós-Graduação e dos Nupes e Nupex, residentes fora de Salvador e região metropolitana. Os interessados devem entrar em contato com a comissão organizadora do evento. Segundo Edísio, “são eles que fazem o meio-campo entre a PPG e os pesquisadores unebianos”.
O evento, que tem como tema central Desenvolvimento Regional e Científico, reserva em sua programação palestras, debates, rodadas de oficinas pedagógicas, sessão de pôsteres científicos, além de conferências com professores e cientistas do estado.
Entre os destaques, está a participação de Dora Leal Rosa, diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), na conferência de abertura, com o tema Fomento às Pesquisas, que acontece na sexta-feira, dia 31, das 9h às 9h40.
“O seminário foi pensado a partir da necessidade de se fomentar as pesquisas na Uneb, com o propósito de despertar nos alunos e na comunidade acadêmica o interesse por essas atividades”, conclui Edísio Brandão.