A Bahia é o estado nordestino com maior número de grupos de capoeira. São 293, seguido de Pernambuco, com 134, de acordo dados da Munic – Pesquisa de informações municipais básicas (IBGE/MinC). Para estimular a participação de mestres de capoeira e instituições da área, foi promovida, hoje (05), no Forte da Capoeira, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, a oficina de capacitação para o Prêmio Capoeira Viva 2007. Aproximadamente 100 pessoas participaram da capacitação, ministrada pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult).
O edital Capoeira Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura, é uma promoção da Fundação Gregório de Matos, com patrocínio da Petrobras. O prêmio tem como objetivo, fomentar políticas públicas para a valorização e promoção da capoeira como bem constituinte do patrimônio cultural brasileiro. A oficina foi ministrada por Magno Neto, assessor especial da Secult.
Segundo ele, o apoio não se restringe à capacitação para o prêmio. “A idéia é que, em parceria com a equipe do Forte da Capoeira (que conta com um núcleo de apoio), possamos prestar consultoria aos grupos de capoeira interessados em inscrever projetos em editais e no Fundo de Cultura”, disse.
Além de informações sobre as formas de participação no prêmio, a programação da oficina incluiu a exibição do filme “Capoeira Paz no Mundo”, a pesquisa do IBGE, com informações sobre a capoeira por regiões e estados brasileiros, e a apresentação dos resultados do Prêmio Capoeira Viva 2006.
O Capoeira Viva 2007 vai disponibilizar R$ 1,2 milhão para os projetos, que podem ser inscritos até 17 de dezembro. O prêmio é direcionado a indivíduos e organizações e instituições sem fins lucrativos com propostas de projetos sócio-educativos; centros de referência; estudos, pesquisas, inventários e documentação; e produção, difusão e registro por meio de mídias e suportes digitais, eletrônicos e audiovisuais, incluindo filmes, vídeos, exposições, instalações, sítios, portais e jogos eletrônicos, software livre e produtos correlatos.
Na primeira edição do Capoeira Viva, realizada em 2006, a Bahia ficou em primeiro lugar no ranking nacional, com 27,20% do total de recursos disponibilizados. O segundo lugar ficou com o Rio de Janeiro (25,16%), e o terceiro com São Paulo (11,40%).