No mês em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB) promove o I Congresso Baiano dos Pesquisadores Negros (CBPN). O evento será realizado entre os dias 15 e 17, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
Em sua primeira edição, o encontro de caráter multidisciplinar vai congregar diversos pesquisadores de todo o estado, entre eles estudantes e professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
De acordo com o presidente da APNB, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) da Uneb Wilson Mattos, o congresso tem o objetivo de implementar ações de participação efetiva nos debates sobre temas significativos para a sociedade brasileira como as relações étnico-raciais e questões de afrodescendência.
Cinco profissionais da Uneb integram a comissão científica do CBPN, que registrou mais de 350 inscrições. Graduandos, graduados, mestres e doutores terão espaço no evento marcado na sua programação por sessões de comunicação, mesas-redondas e apresentação de pôsteres.
Segundo o sociólogo Nilo Rosa, que integra a equipe organizadora, “uma das temáticas mais importantes tratadas no seio da APNB que vai ser transportada para o congresso é a análise das propostas de desenvolvimento da população negra, levando em conta a existência da discriminação”.
Com o tema Políticas públicas e populações negras: ações afirmativas, raça, gênero e culturas, o encontro irá produzir anais, frutos dos trabalhos submetidos à aprovação da comissão científica.