A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) firmou convênio de cooperação técnica e cientifica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a formação e qualificação de pesquisadores. O convênio é uma parceria para a formação de estudantes da Uneb e educadores do IBGE em temas como processos estatísticos, aprendizagem e ensino e ferramentas digitais de pesquisa.
O convênio foi articulado pelo Núcleo de Psicologia e Psicopedagogia (Nipp), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do campus XIII da Uneb, em Itaberaba. O objetivo é realizar cursos de formação continuada para educadores e multiplicadores do IBGE, que atuam na capacitação dos agentes de pesquisa. Inicialmente, o convênio terá duração de dois anos e promoverá a qualificação profissional de cerca de 140 funcionários do Instituto. 
O curso, hoje (8) e amanhã, aborda as experiências de educação mediada como forma de otimização do aprendizado nos ambientes de trabalho. Em contrapartida, a comunidade acadêmica da universidade também ganhará oficinas e palestras de qualificação do trabalho de pesquisa.
Serão, no total, quatro cursos e seis palestras destinadas aos estudantes do Campus XIII, em Itaberaba. As atividades promovidas pelo IBGE constituem-se como introdução de técnicas e ferramentas importantes para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.
Entre os temas abordados estão: estatística, recursos naturais, cartografia, estudos ambientais, demografia e indicadores sociais. Apesar da abrangência das temáticas propostas, as atividades serão direcionadas para a realidade e o foco das pesquisas realizadas no departamento.