Cerca de 13 mil pessoas, de 72 comunidades carentes de Salvador e Região Metropolitana, vão expor seus produtos em 150 tendas e barracas instaladas no Parque Metropolitano de Pituaçu, no sábado (10) e domingo (11). A Feira da Amizade – Artesanato, Cultura e Lazer, promovida pelo Centro de Formação Artesanal, do Serviço Social do Comércio (Sesc/Ba), acontece das 9 às 18 horas e tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), órgão que administra o parque.

Os aprendizes de costura, maquiagem, limpeza de pele e aplicação de tranças, entre outros, também vão prestar seus serviços. De acordo com Maria Auxiliadora Menezes, gerente do centro, a feira tem caráter educativo. “A idéia é fazer com que os alunos vendam seus produtos e prestem seus serviços, aliando teoria, prática e técnicas de comercialização, em associativismo e cooperativismo”, explicou.

No evento, acontecerá também um workshop para demonstrar técnicas de serigrafia e produção de tecelagem, cerâmica, renda filé, almofadas de birro, trançados em palha da Costa, uricuri e dendezeiros.

Acontecerão ainda manifestações culturais de grupos de dança e capoeira dos bairros envolvidos. Uma praça de alimentação será montada no quiosque principal do parque, a fim de comercializar os quitutes feitos pelos alunos de culinária e nutrição.