Amanhã (9), às 21h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, os tradicionais instrumentos de percussão darão lugar aos tambores de pneus criados pelo cantor, compositor e artista plástico baiano Peu Meurray, no show “Pneumaticamente Cantando”, com entrada franca para o público.

A apresentação integra a nova programação do Pelourinho e é promovida pelo Projeto Pelourinho Cultural do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura (Secult).

Pneus de carros, tratores, carretas, carros de fórmula 1 e até de avião foram retirados do lixo e transformados em tambores, baterias e caixas de som pelo artista, que também faz móveis e objetos de arte com o material.

Peu Meurray promete fazer um show dançante. Para ele, os instrumentos de pneus também sensibilizam o público porque neles ele encontra significados sonoros e ideológicos. “Além da música, transformamos o lixo em luxo”, diz o instrumentista. A idéia da reciclagem surgiu da preocupação com o meio ambiente.

O espetáculo traz músicas inéditas do CD “Gente boa se atrai” – homenagem a Roberto Carlos -, que será lançado até o final deste ano, no Brasil e na Itália, onde suas músicas, em parceria com os artistas Magary, Leonardo Reis e Eric Firmino. são tocadas nas emissoras de rádio.

Meurray se apresenta com Os Pneumáticos, grupo de jovens que acompanha o trabalho do artista, e acredita que o show no Pelô tem um significado especial. “O Pelourinho passa por uma fase de renovação. Está virando a página e, em 2008, veremos os próximos capítulos. A programação retornou e tem um novo perfil. Agora nós vamos aplaudir o Pelourinho. Estamos felizes em fazer parte desse processo”, garante o músico.

Galpão

As pesquisas sobre reciclagem de pneus começaram em 1998 e, hoje, o “Galpão Cheio de Assuntos”, espaço cultural criado por Meurray é utilizado para a realização de shows e atividades socioculturais com jovens e crianças carentes de Salvador. O trabalho é desenvolvido por meio da ONG Tambores de Pneus que, segundo o músico, já beneficiou mais de mil crianças e adolescentes.

No espaço, frequentemente visitado por artistas famosos como Ed Motta e Marisa Monte, os jovens desenvolvem oficinas culturais de teatro, artes plásticas, dança, música e cidadania. Alguns fazem parte da banda Os Pneumáticos e outros até tocam profissionalmente. De tão inusitada, a reciclagem de pneus de Peu Meurray se tornou conhecida no Japão, Itália e cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Artistas consagrados como Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Arnaldo Antunes, gravaram músicas de Peu. Com 20 anos de trajetória musical, ele se apresentou com grandes nomes como Marisa Monte e Daniela Mercury, com quem gravou o DVD Eletrodoméstico, em 2003.

Artistas internacionais, como Lorenzo Jovanotti e a banda italiana Negrita também fazem parte do rol de parcerias do artista baiano. Meurray participou ainda de importantes eventos, a exemplo do Festival de Ferrara, na Itália, e do Salão de Automóveis, em São Paulo, além de desfilar com seus instrumentos no carnaval de Salvador.