Criação de um grupo de trabalho para coordenar as ações de implantação do Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias na Bahia, tendo a Fundação Hemoba como centro de referência para média e alta complexidade no atendimento aos pacientes. Esse foi o resultado da 155a Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (Cib) que o secretário da Saúde, Jorge Solla, presidiu hoje (88), no auditório da Sesab. A apresentação do programa ficou a cargo da diretora de Gestão do Cuidado, Débora do Carmo.
Outro assunto em destaque na reunião foi o Projeto Saúde Bahia, executado em conjunto com o Banco Mundial e que termina em 2009. O gerente geral, Fernando Vasconcelos, fez uma síntese dos projetos já apresentados na Cib, explicando que até o final do mês todos os municípios deverão assinar o termo de compromisso para com o projeto. “Os municípios deverão estar atentos aos prazos, pois no ano que vem todas as obras deverão estar concluídas”, alertou.
O secretário Jorge Solla também fez um alerta aos 15 municípios que recebem bolsas de incentivo aos profissionais que atuam no Saúde da Família, sobre o fim do prazo para recebimento do benefício. “Estou lembrando o prazo porque venho recebendo ligações de alguns prefeitos ameaçando fechar os postos de saúde da Família se não receberem mais o incentivo”, afirmou.
Na área de Vigilância e Proteção à Saúde, a superintendente Lorene Pinto apresentou o projeto de implantação da rede estadual de verificação de óbitos e esclarecimento de causa mortis na Bahia. “Estamos montando, no Hospital Roberto Santos, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Obedecendo a um cronograma, o serviço estará funcionando, em 2010, em Feira de Santana, e, em 2011, nos municípios de Vitória da Conquista, Juazeiro e Teixeira de Freitas”.
A coordenadora do Programa de AIDS, Edivânia Landim, falou sobre a pactuação do Plano de Preservativo Masculino de 52mm para os municípios habilitados junto ao Programa Nacional de DST/AIDS, apresentando as metas para a Rede Laboratorial. Os participantes também conheceram os resultados da avaliação dos planos de ação das Vigilâncias Sanitárias Municipais, a situação da rede de hemodiálise no estado e os planos de trabalho do PlanejaSus, entre outros assuntos para a devida aprovação por parte dos membros da CIB.